Já faz tempo que aquele bolo caseiro não mais é o único a figurar nas mesas com status de rei da festa. Também não são mais as mesmas as formas de apresentação e as porções. Uma influência internacional invadiu a confeitaria do país e trouxe com ela alguns doces que já caíram no gosto dos brasileiros. O resultado? Uma diversidade enorme para quem quer adoçar a vida.
Mas apesar deles parecerem (quase) separados no nascimento, muffin, cakepop, cupacke e muitas outras delícias não são a mesma coisa. Muito pelo contrário. As massas, as coberturas, os sabores e outras características diferenciam cada um deles. A chef Carole Crema, da La Vie en Douce esclarece estas e outras dúvidas.
A também apresentadora do programa Cozinha Caseira, do canal Bem Simples, também revelou dicas preciosas na hora de colocar a batedeira para funcionar. Confira.
Cupcake: “Ele é um bolo composto de massa rica e saborosa. Tem farta cobertura e não possui recheio, se formos levar em conta a receita tradicional.”
Muffin: “A receita é bem próxima a pão-de-minuto, menos rica e gordurosa que a do cupcake. Pode ser doce ou salgado, mas a recomendação é que seja consumido no mesmo dia.”
Brownie: “É um bolo com base de chocolate e por isso com alto teor de gordura. Diferente de um bolo normal, ele é mais mole, quase cru no centro.”
Cakepop: “Nada mais do que um bolo desconstruído. A massa assada e recheio são misturados resultando um produto mais compacto do que os outros, como um pirulito. Ele pode ser coberto com chocolate ou pasta americana.”
Whoopie pie: “É uma massa que fica entre o bolo e o biscoito. Precisa ser fininha e fartamente recheada. Os clássicos são os de massa chocolate com recheio de marshmallow ou massa de baunilha com recheio de chocolate.”
Suflê: “A base cremosa e aerada deixa bem claro que ele é bem diferente de um bolo comum. Leva muita pouca farinha e antes de ir ao formo parece mais com um creme espesso.”
Rocambole: “A massa elástica, tipo pão-de-ló, ajuda na hora de enrolar. Ao contrário dos outros doces, precisa ser fininho, mas não muito pois pode quebrar e comprometer a apresentação.”
Bem-casado: “O doce tem massa rica em gemas, que faz dele um bolo fofinho. Precisa ser bem molhadinho com calda de açúcar, além de ter o recheio tradicional de doce-de-leite.”
Aprenda 5 dicas fundamentais da confeitaria:
1- Capriche nas escolhas dos ingredientes. Boas matérias-primas são essenciais para um resultado final de arrancar elogios.
2- Antes de colocar a mão na massa, separa e pese bem os ingredientes e leia com atenção a receita.
3- Procure deixar os ingredientes na mesma temperatura. Ou tudo gelado ou tudo em temperatura ambiente.
4- Um bom forno faz a diferença. Pré-aquecer, independente da receita, é fundamental.
5- Tome cuidado com o tamanho dos ovos. Eles podem variar de 40 a 70 g cada um. Procure padronizá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário